Growth Hacking, Crise e Inovação: Desafios e Oportunidades

Introdução

growth hacking inovação crise crises inovações

Embora pomposo, o termo “Growth Hacking” é, nada mais, que estratégias utilizadas por empresas e, principalmente, por startups, para crescimento acelerados (Holiday, 2012). Portanto, em tempos de crise crescente – e a tônica deste blog tem girado em torno disso praticamente – a metodologia proposta pelo “Growth Hacking” tem auxiliado, a partir da inovação, especialmente o uso de recursos próprios e internos das empresas que gerem baixos custos e tragam benefícios e vantagens competitivas.

Por estarmos inseridos em um contexto de extrema competitividade. Algumas vezes injusta, vale ressaltar. Inegavelmente, não se pode deixar fora da equação, a crise (mais uma vez). Por esse motivo, as formas tradicionais de crescimento das empresas no Brasil e no Mundo, não se sustentam mais – não encontram mais lugar na dinamicidade do mercado e na competitividade crescente. 

Antes do growth hacking, o marketing tradicional seguia uma abordagem mais convencional, com campanhas de marketing em larga escala, publicidade paga e estratégias de branding.Só para exemplificar o que ocorria nos anos de 1980. Se acaso o cliente conseguisse provar que a loja X tinha preço menor do mesmo produto, a loja Y cobria. Vantajoso, sem dúvida. Interessante até hoje, talvez. Mas o cliente pede mais. E a pergunta que devemos fazer é: quais são os benefícios, as vantagens que ele obterá em ser cliente da loja (escritória, cabeleireiro) X em deterimento da loja Y? 

Crise como Oportunidade para o Growth Hacking

growth hacking inovação crise crises inovações

Conceitos são limitadores da realidade e, acima de tudo, da execução. Partindo disso, devemos refazer ou redesenhar algumas crenças limitantes para nossa vida e para os negócios em geral. Então, a princípio, crise não significa o fim de todas as coisas. No dicionário, a definição é menos amarga que na realidade e é nela que gostaria de me ater, a fim da reflexão que seguirá: “episódio desgastante, complicado; situação de tensão…”

É provável que você já tenha ouvido falar no Etanol, nosso antigo Álcool. Em resumo, surgiu da crise energética da década de 1970, quando ocorreram choques de oferta de petróleo que afetaram o mundo inteiro. Nesse contexto, muitos países começaram a buscar alternativas aos combustíveis fósseis, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de produção e uso de álcool como combustível. Uma inovação em meio a uma grave crise, não?

Voltemos ao tema em questão! Quando a crise se instaura, seja por recessão econômica, mudanças na própria natureza do mercado ou mesmo, mais recentemente em grandes desafios globais, como a pandemia que enfrentamos não muito tempo atrás, as empresas enfrentam significativos desafios. Lembre-se, antes de tudo, não enfrentam o fim, mas desafios.

E é no enfrentamento dos desafios que atingem o mercado, às vezes, imprevistamente; outras, como uma “tragédia anunciada”, sem data para terminar, que surgem as oportunidade do growth hacking, para se desenvolver as estratégias de crescimento acelerado, praticar inovações necessárias de atração de público. E especialmente:

Identificar novas necessidades do cliente

Durante uma crise, as necessidades e prioridades dos clientes podem mudar drasticamente. As empresas de Growth Hacking podem aproveitar esse momento para entender essas novas demandas e criar soluções inovadoras que atendam às necessidades emergentes.

Por um exemplo: mulheres ainda procurarão ir a cabeleireiras, não tão frequentemente, mas ainda irão nas de suas preferências. Onde, porém deixar suas crianças em um salão que proporcione um ambiente para crianças ou em outro que não está preparado para isso. Mude criança para pet e cabeleireira para loja e o efeito é o mesmo. 

Buscar nichos de mercado inexplorados

Crises muitas vezes criam nichos de mercado que antes não existiam ou não eram significativos. As equipes de Growth Hacking podem identificar essas oportunidades e direcionar esforços para conquistar esses novos públicos.

Crise de saúde e bem-estar

Durante uma pandemia, a demanda por produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar pode aumentar significativamente. Uma equipe de Growth Hacking pode identificar um nicho inexplorado relacionado a soluções de exercícios físicos em casa. Eles podem desenvolver um aplicativo móvel ou plataforma online que ofereça treinos personalizados, tutoriais de exercícios, dicas de alimentação saudável e suporte virtual de treinadores.

Crise de mobilidade urbana

Durante uma crise que afeta a mobilidade urbana, como escassez de combustíveis ou problemas no transporte público, as pessoas podem estar buscando alternativas de locomoção. Uma equipe de Growth Hacking pode identificar um nicho de mercado inexplorado relacionado ao compartilhamento de bicicletas elétricas.

A princípio esses exemplos de inovação podem ser tomados por grandes coorporações ou, no segundo caso, pela iniciativa pública, para desaforagar o trânsito das grandes capitais.

Estudo de Casos Inspiradores:
de Growth hacking, Inovação e crise

Airbnb

growth hacking inovação crise crises inovações

Durante a crise financeira global de 2008, os fundadores do Airbnb perceberam que a demanda por hospedagem em hotéis estava diminuindo, mas as pessoas ainda precisavam viajar. Adotaram a abordagem de Growth Hacking ao criar anúncios personalizados para as listagens do Craigslist, populares à época. Tais anúncios permitiam que os usuários do Craigslist fossem redirecionados para as listagens do Airbnb. Essa tática aumentou significativamente o tráfego e a visibilidade da companhia, contribuindo para sua ascensão como uma das principais plataformas de hospedagem. Uma inovação em meio a uma necessidade corrente.

Dropbox

growth hacking inovação crise crises inovações

Ainda em 2008, durante a crise financeira que permeou esse ano, a Dropbox enfrentou o desafio de se destacar em um mercado de armazenamento em nuvem, cuja competitividade crescia a passos largos.. Através de uma estratégia de Growth Hacking, eles implementaram um programa de recompensas por indicação para cada usuário que convidasse outra pessoas a se tornar usuária do serviço, oferecendo um bônus.Isso resultou em um crescimento exponencial do número de usuários e ajudou a Dropbox a se tornar um dos principais players do setor.

À guisa de conclusão: Inovação Contínua e Sustentável

Em suma, a dinâmica do mundo não para. Inegavelmente, estamos diante de crises constantes, portanto processos de inovação que devem se rnovar ininterruptamente e busca constante de estratégias que tornem as empresas mais competitivas, revelantes e, principalmente, ofereçam benefícios e vantagens competitivos cada vez mais inovadores. No entanto, buscar o destaque frente a concorrência não é um bicho de sete cabeças a ser vencido com violência espartana. 

Surpreendentemente, a inteligência, a estratégia e a criatividade  são as armas que qualquer um pode utilizar para vencer, de fato, esses “inimigos”.

Por fim, o empresário precisa compreender que sua sobrevivência se deve, sobretudo, a três fatores…

Se acaso você se interessou pela proposta desse artigo e quer uma 1h gratuita de consultoria, vou disponibilizar um formulário para você me contatar e possamos marcar uma videochamada sobre Growth Hacking, Inovação e superação de Crise.

Se o que quer uma hora de consultoria gratuita de Growth Hacking...

Preencha o formulário ao lado. Será um prazer atendê-lo!

Aqui está nosso formulário!

Aqui seus dados estão seguros!

agência de marketing digital bauru
Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudar seu negócio a crescer?