Como usar o Growth Hacking para ganhar dinheiro em 2024? - Parte 1
2024 é uma incógnita para todos nós. Grandes empresários ou donos de pequenos negócios, todos estão no “mesmo barco”. Vai se salvar utilizar bem a criatividade e a inovação a seu favor. No entanto, a boa notícia é que é possível ser criativo e inovador no campo dos negócios.
Neste artigo, quero mostrar como o growth hacking pode ajudar você a ganhar dinheiro em 2024? E, assim, como você pode atrair mais clientes para seu negócio a partir dessas estratégias?
Conceito de Growth Hacking e um case
Durante as publicações deste blog, temos procurado definir o Growth Hacking em várias ocasiões. Entretanto, a partir de agora, vamos apresentar nosso próprio conceito. Aquilo que temos aplicado na prática e com o qual temos alcançado resultados excelentes (infelizmente, não podemos mencionar as empresas, porque não nos autorizaram).
O termo growth hacking foi introduzido pelo americano Sean Ellis, que o descreveu como marketing baseado em experimentação. Em outras palavras, trata-se de identificar oportunidades e lacunas, utilizá-las para elaborar estratégias específicas com o intuito de proporcionar crescimento rápido para empresas e startups. (leia aqui)
Partimos desse conceito para alargarmos nossa ação e, assim, definirmos a aplicabilidade do growth hacking. Em primeiro lugar, não dissociamos o conceito cunhado por Ellis, do uso da inovação e do uso da criatividade. Uma vez que, por “experimentos”, entendemos se tratar de uma forma de arte em que não existe “erro” ou “acerto”, o que se busca é o “encantamento” do cliente, ou seja, o ponto certo em que o cliente é atingido.
Portanto, para nós, da Martini Digital, Growth Hacking, tem a ver com encantar o cliente, seja pelo bom atendimento dos colaboradores, seja pelo ambiente que favoreça o bem-estar do público-alvo, seja por quaisquer outros fatores. Vale lembrar, aqui, que não é seu dever agradar “gregos e troianos”. Sua obrigação é agradar mesmo seu público-alvo.
Um exemplo...
Uma cabeleireira não precisa se preocupar em ter uma ambiente que agrade ou se preocupe com o público masculino. Este público não é seu alvo. Excetuando-se os maridos que acompanham as esposas, deixando-as à porta, ou as esperando na recepção, eles nunca serão público em potencial.
Por outro lado, os filhos das clientes são público interessado. Eles têm onde ficar? O que fazer? Brinquedoteca ou vídeo game é algo que atrai as mães que têm onde deixar o filho, caso não tenham com quem deixá-los para suas atividades estéticas.
Como usar o growth hacking?
Primeiramente, você deve estar a par de quem é seu público-alvo. Conhece pelo nome ou se não pelos interesses imediatos. E isso é um primeiro tópico para obter o design de sua persona. E traçar estratégias de marketing voltadas especificamente para aquisição de clientes com o perfil desejado.
Estabelecida a persona, e colhidos os dados primordiais para uma análise assertiva com os objetivos do negócio. Deve-se buscar os canais em que você encontrará seu potencial consumidor. A depender do perfil do seu negócio, seu cliente não será encontrado nas mesmas redes sociais que o mesmo negócio do seu “concorrente”. Talvez, você deva optar pelo marketing tradicional (em casos muito específicos).
Em determinado nível, o growth hacking está intimamente ligado ao funil de vendas. Para ser mais preciso, a ações que se estabelecem no fundo do funil, melhor explicando, “ataca” seu público-alvo sem grandes esforços e gastos extras com ações que vão levar suas reservas destinadas a outras ações e melhorias do próprio negócio.
Até agora, tergiversamos um pouco, mas foi possível ver que não é difícil encontrar meios de atrair o público desejado. Gastos mínimos como recursos que você tem no próprio ambiente, ou adaptações muito simples.
Em Bauru, a rede Maravilhas do Lar disponibilizou aos donos de pet, um espaço para que o seu bichinho de estimação possa se saciar, enquanto o dono faz suas compras ou usa o banheiro. O custo dessa ação: torneiras, apenas.
Contrariamente ao que se possa imaginar, o Growth Hacking não é algo surpreendente ou imprevisível. Basta ter um pouco de criatividade. Na realidade, é importante colocar-se no lugar do outro, atraindo assim pessoas que possuem necessidades aparentemente “inúteis”, mas que são necessidades que devem ser respeitadas. Aquele que as enxergar primeiro conquistou o cliente.
Conclusão
2024 é uma incógnita? Sim! Nunca tivemos em um momento econômico tão sombrio em nossa história. Taxas e taxações, impostos, tributos e tarifas.
Ao que parece, tudo parece contribuir para que os negócios não saiam do papel ou voltem ao papel. Mas temos aqui uma ação, simples e eficaz, de baixo custo.
A Martini Digital coloca-se à inteira disposição para estar com você, assessorando nas melhores práticas de Growth Hacking.